quinta-feira, 9 de maio de 2013

Fenômeno Segunda Tela




Sabe aquela mania de estar assistindo TV e ao mesmo tempo navegando na internet? Ela não acontece só comigo ou com você, é uma tendência conhecida como “Fenômeno da Segunda Tela” e tem crescido muito.

O que entendemos hoje como Redes Sociais nada mais é do que a forma virtualizada de se praticar uma das principais necessidades do ser humano, a socialização. Abalizo-me nesta tese para explicar o crescimento do Fenômeno Segunda Tela, afinal antes das redes sociais virtuais o telespectador conversava com quem estivesse por perto, agora com as novas mídias, as opiniões sobre o que acontece na televisão são compartilhadas e discutidas com milhares de anônimos através de um fórum instantâneo.

Esse hábito de consumir TV de maneira social, compartilhando informações através das redes sociais é um fenômeno característico dessa época de conexão total através de computadores, tablets e smartphones.

Telespectadores interagem cada vez mais entre si e com a própria programação, influenciando outras pessoas a trocarem de canal, entusiasmadas por comentários. As emissoras, por sua vez, se estimulam a lançar novos produtos, dentre eles aplicativos destinados a estes consumidores e até chegam a mudar suas programações, conforme os comentários e participações oriundas das redes sociais.

As mudanças acontecem também na parte tecnológica, com o desenvolvimento de inovações e a evolução dos equipamentos eletroeletrônicos interativos. Nos tablets ou smartphones, são acessados conteúdos além dos disponíveis na TV, com a história de vida dos personagens. Isso se transforma não só em uma oferta de programas  crossmedia, como em novas formas e possibilidades de anúncios interativos.

Se as redes sociais estão mudando a forma como as pessoas se comunicam, agora é a maneira como se vê e se faz televisão. É o futuro caminhando cada vez mais próximo da tecnologia de informação.

Veja alguns números desse fenômeno da segunda tela no Brasil:

- Segundo o Instituto Ipsos Marplan, 64% dos brasileiros conectados à internet assistem à Tv ao mesmo tempo que usam tablets, smartphones e notebooks;

- Destes 29% fazem comentários online sobre os programas no momento que assistem, especialmente em redes sociais, como Twitter e Facebook, segundo Ibope Nielsen Online;

- Segundo o Ibope, 70% buscam na internet conteúdos sobre os programas que assistem;

- Enquanto 80% mudam de canal influenciados por comentários nas redes sociais;

- Segundo a Motorola, 43% dos brasileiros já usaram mídias sociais para recomendar um programa de Tv a outra pessoa.


Marcelo Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário