quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A queda da audiência do Twitter no Brasil

De todas as redes sociais a que mais uso é o Twitter, confesso ser fã, e por isso hoje resolvi escrever um comentário a respeito de pesquisas que saíram na mídia, ontem e hoje, sobre a queda de 24% de audiência do 'microblogging' no Brasil.

No Twitter é possível você interagir, se informar e se comunicar de forma simples e objetiva com amigos, fãs, seguidores, marcas, ídolos, enfim, uma gama enorme de contatos que te ajudam a ver o mundo com outros olhos.

Vejo muitas pessoas reclamarem da “orkutização” do Facebook, mas é graças a esse fenômeno que a rede de Marck Zuckerberg cresceu tanto no Brasil. No Facebook as imagens ganharam uma importância dantesca, afinal, a interação é muito maior com post´s que contenham imagens, e esse é um dos motivos que o “Face” não tem a minha preferência. Não gosto de ver o meu “Feed de notícias” inundado por inúmeras imagens de “Muçuns” satirizando outras personalidades.

A mesma pesquisa aponta para o crescimento do Tumblr, do Pinterest e do Instagram e trás opiniões que essas redes crescem porque nelas é possível postar mais fotos e escrever menos, indica ainda que esse é o comportamento do brasileiro “que gosta de ver fotos, conversar e interagir com outros usuários. “

No Twitter também é possível postar fotos, só que essas não aparecem da mesma forma que o Facebook na Time Line, e interagir. No micro blog as pessoas são mais críticas, não gostam de quem twitta conversa e dão retweets em elogios. Os usuários costumam usar o unfollow com muita frequência. Ter seguidores e mante-los é muito mais difícil.

Eu uso o Twitter para acompanhar notícias dos segmentos que tenho interesse, para seguir pessoas que considero influentes e com elas interajo como nunca foi possível de nenhuma outra forma antes. Uso também para reclamar e lá minha reclamação é ouvida e respondida de forma rápida e eficiente, enfim considero o Twitter muito mais inteligente.

Não bastasse o que citei acima é preciso estar atento ao fato que o Twitter vem fechando o cerco a outras redes sociais que o cercam, assim já o fez com Tumblr e LinkedIn.

A pergunta que deixo aqui é: Será que a queda da audiência do Twitter, no Brasil, não é por nossa dificuldade de nos comunicarmos em 140 caracteres?

Marcelo Carvalho

fontes:
http://www1.folha.uol.com.br/tec/1147755-twitter-perde-24-de-audiencia-em-um-ano-no-brasil.shtml
http://oglobo.globo.com/tecnologia/queda-no-numero-de-acessos-ao-twitter-no-brasil-ultrapassa-os-24-5976950

Nenhum comentário:

Postar um comentário